quarta-feira, 9 de julho de 2014

Lidando com a derrota

O sonho do Hexa foi adiado...
E não foi dessa vez, Brasil. Triste, mas a vida continua...
Toda essa derrota me fez refletir sobre a criação dos filhos.
É preciso ensiná-los a lidar com a derrota, com o fracasso, com a perda.
Lembro-me de quando era criança e jogava futebol com meus primos (eu só tinha primos meninos, então, só brincava de brincadeira tipificadas como masculinas) e tinha um primo menor que "não podia perder", não podia, tinha que ser "café com leite" ou então chorava. E a mãe dele? Ah! A mãe dele falava na frente dele mesmo que era para deixá-lo ganhar.
Desde criança eu já não achava aquilo certo, hoje, como professora, sei muito bem o mal que isso faz.
A criança precisa entender que nem sempre se ganha, por que o mundo é cruel e se os pais não ensinam, o mundo dá um jeito de ensinar e, com certeza, não será com o amor que os pais ensinariam.

Então, como ensinar a criança que nem tudo são flores?
(Imagem do Google)

- Diga não! O não vai doer mais em você do que na criança. Criança precisa de limites. De saber o que pode e o que NÃO pode, desde cedo, para entender que o mundo não gira em torno dela.

- Sim, sim! Não, Não! Não mude de ideia depois de ter falado não. Sua palavra e sua postura devem ser firmes, para que a criança te tenha como referência.

- Não adule! Se a criança recebeu um não ou desobedeceu uma ordem, não adule, não mime, você pode até ficar com dó, mas não demonstre!

- Não negocie! Como já disse antes, sua palavra deve ser firme. Não negocie nada. Por exemplo, não diga a seu filho: "Se você, se comportar, vamos ao cinema" ou "se você não chorar, eu compro". Sua palavra deve valer por ser sua palavra e não só em situação de barganha.

- Faça! Se você viu algo errado, se te desobedeceu, aja! Cada mãe/pai tem sua maneira de agir, o importante é que a criança entenda que aquilo está errado.

E lembre-se: "E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela." Hebreus 12:11
(Imagem do Google)

6 comentários:

  1. Muito bom o post.
    Essa semana fiquei boqueaberta com a minha sobrinha de apenas 03 aninhos. Ela ja frequenta a escolinha e por algum motivo não quis mais ir. Quando os pais perguntaram o motivo ela simplesmente respondeu q só iria voltar se ganhasse um tablet. O pai foi e comprou o.O ... achei um absurdo sem tamanho.

    ResponderExcluir
  2. Quando chegar seu positivo, vai bem lembrar das coisas que está agora postando.
    Tenha fé que logo isso irá acontecer.
    http://eu-quero-ser-mae-de-novo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É muito difícil mesmo falar com as crianças sobre perdas, mas é necessário, um ótimo post!!!! Bjão :)

    http://www.futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Excelente publicação!!! Como educadora compartilho do mesmo pensamento!!! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. Crianças não gostam de perder, acho importante ensina-los desde pequenos. Ótimo post.
    Obrigada pela visita la no meu blog e por me seguir.... to te seguindo também.
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É complicado educar, né?! Também não tenho filhos, ainda, mas sou completamente a favor dos limites e de se impor. Fui criada somente pelo meu pai, e ele foi linha dura nesse sentido, mas como não tinha com quem dividir essa responsabilidade, acho que foi o jeito dele não perder as rédeas. Apesar da linha dura, esses conceitos ficaram bem guardados e pretendo transmiti-los, mas acho que não será de modo tão severo. Eu vejo a criação do meu sobrinho e como os pais se contradizem e voltam atrás, a criança, coitada, fica perdida e, consequentemente, é mais trabalhosa de lidar.
    Beijão

    ResponderExcluir

Volte sempre!